sexta-feira, 11 de maio de 2007

Guiana


Localização:

Ao nordeste de América do Sul, limitando com o Oceano o Atlântico no norte, entre a Venezuela e Suriname,com o Brasil no sul.


Aspectos gerais:

Clima:

Tropical; cálido; com muita humidade com ventos moderados do setor nordeste. Dos estações chuvosas: entre maio e a primeira quinzena de agosto e a segunda temporada de chuvas é entre novembro e janeiro.
Relevo:

territorial; Planícies na área litoral e montanhas no interior e Savanas no sul.

Vegetação:

A floresta amazônica distribui-se mais ou menos da seguinte forma, dentro e fora do território nacional: 60% no Brasil, e o restante (40%) pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Hidrografia:

Rio que banha a guiana é Bacia do rio Amazonas

Aspectos Politicos:

composição politica:

A Guiana é um país da América do Sul, limitado a norte e a leste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Suriname, a sul e oeste pelo Brasil e a oeste pela Venezuela. Sua capital é a cidade de Georgetown.
Todo o terrítório a oeste do
Rio Essequibo (quase 60% do país) é reinvidicado pela Venezuela como sendo parte de seu território subtraído indevidamente no século XIX pela Inglaterra, então potência colonial que administrava a antiga Guiana Inglesa. A disputa está em moratória. A região é denominada pela Venezuela de Guiana Essequiba.

Aspectos demograficos:

População:

767.245 habitantes

Principais cidades:(2002 est.) Georgetown - 35.440 (137.520 metrop); Linden - 29.502; New Amsterdam - 15.997; Anna Regina - 12.448; Corriverton - 11.536hab.

Índice de Desenvolvimento Humano: 0,725 - 103º no ranking mundial - 11º na América do Sul Faixa etária: 0-14 anos - 26,2% 15-64 anos - 68,6% 65 anos ou mais - 5,2%

Divisão por sexo (homem/mulher): no nascimento: 1,05 h/m

até 15 anos: 1,04 h/m ; 15-64 anos: 1,02 h/m; mais de 65 anos: 0,75 h/m ; total: 1,01 h/m

Crescimento populacional: 0,25% ao ano

Taxa de natalidade: 18,28‰

Taxa de mortalidade: 8,28‰

Taxa de emigração: 7,49%

Mortalidade infantil: 32,19‰

Fertilidade: 2,04 criança/mulher

Expectativa de vida: total - 65,86 anos homem - 63,21 anos mulher - 68,65 anos

Grupos étnicos: indianos - 49%, negros - 32%, índios - 6% Religião: cristã - 50%, hindu - 35%, islã - 10%

Idioma: inglês, dialetos indígenas, criolo, hindu 98,8% da população com mais de quinze anos alfabetizada

Governo:

Governo Nome oficial: Cooperative Republic of Guyana - (República Cooperativa da Guiana)

Forma de Governo: República

Capital: Georgetown

Divisões administrativas: 10 regiões: Barima-Waini, Cuyuni-Mazaruni, Demerara-Mahaica, East Berbice-Corentyne, Essequibo Islands-West Demerara, Mahaica-Berbice, Pomeroon-Supenaam, Potaro-Siparuni, Upper Demerara-Berbice, Upper Takutu-Upper Essequibo Dia da Independência: 26/05/1966 (do Reino Unido)

Feriado nacional: Dia da República - 23/02 Costituição vigente: 06/10/1980

Chefe de Estado: Presidente Bharrat JAGDEO (desde 08/1999; reeleito em 2001 e 2006)

Líder do Governo: Primeiro Ministro Samuel HINDS (desde 12/1997)

Aspectos Econômicos:

Industria:

A industria e de pesca. Do mar provém a maior fonte de peixes e camarões, com grande parte destinada à exportação. A maioria das atividades pesqueiras estão concentradas em regiões de água relativamente rasa na plataforma continental.
Pesca em água doce é realizada em pequena escala nos riachos, lagos e rios das planícies da Savana Rupununi que têm inundação durante a estação chuvosa

A indústria do turismo na Guiana cresce pouco, mesmo com as florestas tropicais quase intocadas, fauna e flora diversificada e cenários muito bonitos encontrados no país.
A Associação de Turismo da Guiana e o Ministério do Comércio, Turismo e Indústria estão juntando esforços para fazer crescer a indústria do turismo. Algumas das iniciativas incluem um melhor desenvolvimento do ecoturismo

Agricultura e Pecuaria:

A agricultura compõe em cerca de 30% o PIB da Guiana. A Planície Costeira, com seu solo fértil, é a principal região de atividade agrícola. A maioria da terra é dedicada ao cultivo de arroz e cana-de-açúcar, que são produzidos principalmente para exportação. Os famosos runs El Dorado e XM são feitos do melado da cana-de-açúcar cultivada no local.
Também há produção de frutas (banana, carambola, uvas, mangas, laranjas, mamões, pêras, abacaxis e melancias), provisões da terra (mandioca, batata doce e inhame), vegetais e verduras ( berinjela, repolho, pepino, abóbora, tomate, quiabo), e temperos (cebola, gengibre, tomilho e pimenta), tudo para consumo interno.
O gado bovino, caprino, suíno e ovino é criado na Planície Costeira e nas Savanas Intermediárias e Rupununi, onde a pecuária é a principal atividade. São também criadas aves domésticas, mas a maioria da carne de ave que é consumida na Guiana, bem como o leite, é importada.

Comércio:

Pauta de exportação: ouro, açúcar, arroz, bauxita, madeira, rum, camarão.
Pauta de importação: bens de capital, bens de consumo, outros bens intermediários, combustíveis e lubrificantes, alimentos.
Principais parceiros comerciais: EUA, Canadá, Reino Unido, Antilhas Holandesas, Trinidad e Tobago.
Principais produtos importados do Brasil: caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, obras de ferro fundido, ferro ou aço, produtos químicos orgânicos, extratos tanantes, materiais corantes, tintas, preparações alimentícias diversas.

Extrativismo:

Os Escudos Pré-Cambrianos do mundo são notáveis por seus depósitos minerais e o Escudo das Guianas, da qual Guiana faz parte, não é exceção.
Depósitos de manganês inferior foram minados de 1960 a 1968 e novos depósitos utilizáveis não foram encontrados.
Algumas das reservas mundiais de bauxita "superior" são encontradas nas Planícies Costeiras onde a areia de quartzo, contendo pouquíssimas impurezas, é utilizada na manufatura de vidro.
No região da Savana Rupununi há uma área em potencial para a extração de petróleo e gás.

Um comentário:

Júnior disse...

O trabalho não está completo e a dupla tem apenas duas postasgens das 11 aulas no laboratório de informática. Também não foi postado nenhuma ilustração.